Prevenção
10 de julho de 2020Odonto 4 Kids
10 de julho de 2020Não deixe que o mau hálito afete sua qualidade de vida, a COAE juntamente com uma equipe especializada e tecnologia de ponta, oferece a solução para esse desconforto, proporcionando aos pacientes uma vida livre de constrangimentos e inseguranças.
Nossa Missão
Sabemos que a Halitose ainda é um tabu na sociedade. Além de ser um fator excludente.
Nossa missão é orientar e conscientizar o paciente em tratamento de que há soluções para a causa do problema assim como mostrá-lo que a Halitose não é uma doença, e sim um sinal de desequilíbrio na boca. E que juntos podemos conseguir reestabelecer esse equilíbrio e devolver a qualidade de vida para esse paciente.
Inicialmente, é importante dizer que o mau hálito é um sintoma e não uma doença. Ele revela que algo no organismo está em desequilíbrio, o que precisa, através de exames, ser identificado e tratado.
Existem cerca de 90 causas para a Halitose. Aproximadamente 95% dos casos têm origem bucal. Uma das causas mais comuns, que é uma causa indireta, é a diminuição da produção de saliva.
Essa diminuição da quantidade de saliva favorece a formação de uma placa bacteriana (camada esbranquiçada) na parte posterior da língua, chamada de saburra lingual e no interior das amígdalas, em forma de uma pequena bolinha amarelada, chamada cáseos amigdalianos.
Existem muitas causas de halitose vindas de dentro do organismo, mas que correspondem a uma pequena parcela dos casos de halitose (menos de 2% dos casos).
É importante mencionar que o estômago não provoca o mau hálito crônico, podendo entretanto, provocar uma alteração breve e passageira no odor do hálito.
Recomendamos a consulta de avaliação para os pacientes que têm dúvida se tem halitose ou não e para aqueles que tem certeza acerca do mau hálito, pois, nessa consulta é que serão diagnosticadas as causas do problema. Caso o paciente deseje, o tratamento pode ser iniciado no mesmo dia da primeira consulta. Desta forma, mais rapidamente e em poucos dias, ótimos resultados poderão ser alcançados.
No caso de iniciar o tratamento no mesmo dia, a consulta realizada terá duração média de 02 a 03 horas. Para tratar a halitose é preciso olhar para o paciente como um todo, pois é comum existirem causas associadas. O aspecto emocional tem muita influência, pois muitas vezes pode causar uma hipossalivação (diminuição da quantidade de saliva) ou então a hipoglicemia (nível baixo de açúcar no sangue), ambas com potencial de causar o mau hálito.
Durante a consulta serão feitas várias perguntas e vários exames, a mensuração da concentração dos gases derivados do enxofre produzidos na boca (por meio do equipamento Halimeter), a verificação do fluxo salivar em repouso e sob estímulo mecânico (Sialometria), da xerostomia (sensação de boca seca) ou hiposalivação (baixa produção de saliva) e a medição do ph salivar(phmetria).
Finalmente, são feitos os exames extrabucal e bucal. No exame bucal são examinadas as condições dos dentes, gengiva, periodonto, tecidos moles (lábios, bochechas, etc.), língua, amigdalas e como está a higiene bucal do paciente, entre outras.
Com esses dados reunidos chega-se a um diagnóstico da(s) causa(s) do mau hálito, e é instituído um plano de tratamento. Por meio desse, o paciente saberá de onde vem seu problema, o que terá de ser feito para resolvê-lo, quantas sessões serão necessárias para o seu caso, o que será feito em cada sessão e o custo total do tratamento.
No caso de iniciar o tratamento no mesmo dia, a consulta inicial realizada terá duração média de 02 a 03 horas. Para tratar a halitose é preciso olhar para o paciente como um todo, pois é comum existirem causas associadas. O aspecto emocional tem muita influência, pois muitas vezes pode causar uma hipossalivação (diminuição da quantidade de saliva) ou então a hipoglicemia (nível baixo de açúcar no sangue), ambas com potencial de causar o mau hálito.
Hoje, através de aparelhos de alta tecnologia, podemos medir a concentração destes compostos derivados do enxofre, presentes na boca. Por meio deles medimos diretamente a intensidade do problema, permitindo também acompanhar a evolução do tratamento, o que é importante para o paciente, pois ele poderá ver em números, como está o seu hálito (normal ou alterado e o quanto está alterado).
Em nossa clínica utilizamos o Halimeter. Ele é um importante método auxiliar para confirmar o que foi analisado e diagnosticado em consulta.
O uso de sofisticados aparelhos não pode substituir a checagem do hálito pelo olfato humano (chamado de teste organoléptico). Sempre que o profissional tiver dúvidas sobre como está o odor do hálito do paciente, lançará mão do teste organoléptico para verificar se há alguma alteração.
É muito importante evidenciar que as patologias das vias aéreas superiores (sinusites, amigdalites, rinites, adenóides) podem gerar mau hálito principalmente por tornar o paciente um respirador bucal, o que irá gerar um ressecamento na mucosa bucal e consequentemente aumentar a descamação de células (pedacinhos microscópicos de pele), o que irá propiciar a formação de saburra lingual e do cáseos amigdalianos.
IMPORTANTE: Atendendo ao código de ética odontológico, durante a consulta informamos ao paciente todos os detalhes do tratamento, especialmente os riscos, vantagens, limites e chances de êxito, tudo isto por meio de um contrato que será lido pelo(a) dentista junto ao paciente, para que ele não tenha dúvidas.
Neste contrato damos garantias de resultados, mas ficará claro que esta garantia depende da participação ativa do paciente para obter e manter os resultados do tratamento, pois ele terá de executar diariamente as novas rotinas de hábitos de higiene, alimentares e de vida, que resultarão na conquista de um hálito puro e agradável.
Os resultados são obtidos em média de 01 a 02 semanas após o início do tratamento. Se existir suspeita de dentes e estruturas adjacentes que possam estar causando halitose como por exemplo, a má adaptação de próteses e restaurações ou problemas periodontais, serão pedidas radiografias, para auxiliar o diagnóstico.
Em termos de resultados, logo no retorno após 30 dias, mais de 90% dos pacientes já estão com seu problema sob controle e os 10% restantes precisam realizar um segundo ou terceiro retorno para obter um resultado excelente, pois são casos mais severos, tanto com relação às alterações do hálito.
Faremos o que for necessário para que todos os nossos pacientes conquistem e mantenham os objetivos principais do tratamento: Bom hálito e Segurança!
A Clínica PURO HÁLITO funciona integrada ao Centro de Odontologia Avançada e Estética (COAE) projetada pensando em seu conforto e conveniência, está localizada dentro do Shopping Paragem, no Bairro Buritis. O acesso é muito fácil e o shopping é servido por 14 linhas de ônibus. Se for de carro, o estacionamento rotativo é o mais em conta da cidade e lhe permite estacionar a 10 metros da clínica. Sem contratempos, sem chuva e sem procura ou falta de vagas!