Protocolo – COAE – Odontologia e Estética

Protocolo

Odonto 4 Kids
10 de julho de 2020
Ozonioterapia
10 de julho de 2020
O que é um implante dentário feito pelo protocolo branemak?

A odontologia tem evoluído a cada dia e quando falamos dos implantes dentários, essa modernização fica ainda mais evidente. Quando há a perda de um dente, fatalmente uma parte do osso também é eliminada.

Ao lançarmos mão de um implante dentário fixo, o dente é substituído e, com isso, a forma do maxilar e mandíbula são mantidas. Utilizando o protocolo Branemak, as profissionais da nossa clínica fazem a substituição da raiz e insere os implantes, um a um, cirurgicamente. Mesmo os pacientes que perderam seus dentes há muitos anos e hoje usam a dentadura móvel podem fazer a reabilitação utilizando a prótese fixa tipo protocolo Branemark.

Considerar que a perda dos dentes é algo natural devido ao avanço da idade e que é uma situação irreversível não é nada adequado para os dias de hoje. Os avanços alcançados na área de implantes permitem que, atualmente, a reabilitação oral devolva à estética e as funções (mastigação, respiração e fonação) para o paciente. A estética facial depende diretamente da estabilidade dos tecidos e da musculatura da face, o que não acontecessem os dentes. Ao realizar a reabilitação oral, você rejuvenesce e fica ainda mais bonito.

Como é feito o tratamento?

Esta técnica, utilizada já há algumas décadas, tem sido continuamente aperfeiçoada e é executada em duas etapas, com intervalos que variam de acordo com cada caso. Na primeira etapa, são instalados de 4 a 6 implantes, por arcada dentária, que servirão como sustentação para a prótese. Na segunda etapa, são instalados os pilares que receberão os novos dentes. Terminados os procedimentos, os pacientes ficam reabilitados para terem uma vida normal.

Quais as vantagens da prótese fixa?

Com a prótese total fixa ou protocolo de Branemark, os pacientes que têm problemas dentários conseguem uma melhora significativa na capacidade fonética, na mastigação e na deglutição, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Acidentes com dentaduras ao falar e aquela aparência artificial dos dentes se tornaram coisa do passado.

Melhora a saúde oral

Diferente das pontes, com esta técnica de implante não é necessária a redução dos outros dentes. Com isso, seus próprios dentes ficam intactos, melhorando a saúde oral ao longo do tempo. Uma melhora na higiene bucal também é proporcionada, uma vez que os implantes individuais facilitam o acesso entre os dentes.

Dor

Apesar de se tratar de um procedimento cirúrgico, a anestesia é local e os relatos de quem já passou pela experiência é de que os os implantes são menos dolorosos que uma extração dentária. Além disto temos o método de sedação consciente com óxido nitroso, no qual o paciente fica muito relaxado, tornando a cirurgia uma ótima experiência.

Limpeza

As pessoas que têm próteses devem ter os mesmos cuidados bucais que as que têm dentes naturais. Fios dentais, escovação após cada alimentação e visitas regulares ao consultório são fundamentais para garantirem a durabilidade das próteses e evitar a formação e o acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente.

A prótese protocolo de Branemark é confeccionada, na maioria das vezes, em resina, um material bastante resistente e capaz de imitar bem o formato de dentes e gengivas. Uma desvantagem é que este material pode manchar quando em contato com alimentos mais pigmentados como beterraba, café e vinho. Mas é possível confeccionar a prótese em cerâmica, o que evita estas manchas e melhora a qualidade de higienização por ser uma estrutura lisa e considerada antibacteriana.

Aliados

Uma delas é uma escova que possui um formato diferenciado que alcança com facilidade a base dos dentes. Outro aliado é o fio dental com uma das pontas mais rígida, como um fio de nylon que facilita a passagem. A outra extremidade tem aspecto esponjoso que expande e limpa toda a região com delicadeza. O jato de água “Water Pick”, promove uma limpeza mais profunda.

O passa fio também auxilia, e muito, na hora da limpeza. O percentual de casos bem sucedidos pode variar de caso a caso, mas é algo que normalmente fica acima dos 95%. Seguindo os cuidados recomendados, os implantes podem durar uma vida inteira.

Dentadura fixa: o que é e quais são suas vantagens

Falar de dentaduras, próteses e implantes dentários são assuntos que, para muitos, são direcionados a pessoas da terceira idade. No entanto, engana-se quem acredita que o envelhecimento é, único e exclusivamente, a causa da perda de dentes.

Há sim uma forte relação dessas perdas com pessoas de mais idade, no entanto, as causas delas são, em geral, devido à falta de higiene bucal, doenças na gengiva e traumas. Portanto, este pode ser um assunto do interesse de qualquer um, afinal, todos estão sujeitos, independentemente da idade, à perda dos dentes.

Existe ainda, em nossa sociedade, um certo preconceito com o assunto, pois muitas pessoas têm fixo em suas mentes aquela tradicional prótese dentária removível, causadora de constrangimentos em diversas situações. No entanto, com os avanços feitos nos últimos anos, o surgiram novas opções de tratamento que têm trazido conforto, segurança e mais qualidade de vida. Já ouviu falar sobre a dentadura fixa?

O que é uma dentadura fixa?

Primeiramente, é necessário fazer uma distinção entre prótese e implante dental, pois ambos são facilmente confundíveis. A prótese dental, a grosso modo, seria a réplica do dente que será substituído e, dessa forma, pode ser de um único dente, de uma ponte (2 ou mais dentes) ou total (troca de todos os dentes).

O implante dental é uma peça, geralmente de cerâmica, que teria a função de substituir a raiz do dente, ou seja, serviria para suportar a prótese dentária, garantindo mais firmeza. A associação desses dois componentes trouxe um novo conceito para o mercado, que é conhecido como dentadura fixa.

Assim, diferente das dentaduras convencionais, removíveis e menos aderentes à gengiva, a prótese fixa é feita por um implante dental, inserido no osso maxilar por meio de um procedimento cirúrgico. O preço de uma dentadura fixa varia muito e depende, basicamente, do tipo de material utilizado e da quantidade de dentes a serem substituídos. Geralmente, utiliza-se um implante para a inserção de um único dente; de dois a quatro implantes para inserção de uma ponte; e de quatro a seis implantes para a prótese total.

Quais são as vantagens da dentadura fixa?

Sem dúvida alguma esse procedimento trouxe muitas vantagens às pessoas que utilizavam próteses dentárias convencionais que, devido à baixa aderência à gengiva, causavam danos à mucosa e, muitas vezes, situações constrangedoras. A prótese fixa garante conforto e segurança nas atividades cotidianas, como falar em público, sorrir e comer.

Devido ao fato de estar fixada ao implante dental, não sofre deslizamentos e nem pode ser removida. Além disso, no caso da prótese total, os dentes podem ser esculpidos individualmente, garantindo um resultado estético superior e mais natural.

Ficou interessado em saber mais sobre esse procedimento? A nossa clínica odontológica é especializada nas mais diversas áreas: Odontologia Estética, Ortodontia, Implantodontia, Reabilitação Oral, Endodontia, Odontologia do Sono, Disfunção Temporomandibular (DTM), Halitose, Lentes de contato, Harmonização Facial (HOF) e odontopediatria.

Venha conhecer a nossa Clínica e fazer uma avaliação!

Perdi todos ou quase todos os dentes, o que fazer?

Essa é uma das perguntas que nós mais respondemos no nosso dia a dia. Muitas pessoas acreditam que ao perder todos ou quase todos os dentes, a única alternativa existente seria a tão indesejada dentadura convencional e removível. Tão indesejada por vários motivos. No caso da superior, o céu da boca fica todo ocupado, o que traz de consequência uma redução da sensação dos sabores dos alimentos. Muitas vezes a prótese além de tudo, fica incomodando gerando feridas. E no caso da inferior, acaba sendo um desconforto grande. Digo isso, pois a inferior geralmente não fica estável e chega até mesmo a escapulir da boca. E por este motivo, gera grandes problemas, inclusive redução de auto estima, confiança para falar e comer em público.

Conheça uma excelente alternativa…

Mas a boa notícia é que temos uma alternativa conhecida como Protocolo de Branemark. Popularmente apelidada de Dentadura Fixa.

Esse tratamento consiste em duas fases. A primeira é a fase cirúrgica. Onde são instalados implantes dentro do osso. Já a segunda fase é a de confecção dos dentes. Através da técnica da carga imediata, conseguimos fazer todo o procedimento, desde à cirurgia até a confecção dos dentes em apenas 120 horas. Ou seja, começamos o procedimento por exemplo em uma segunda-feira e quando chega no sábado, já finalizamos tudo.

Com relação aos implantes, necessitamos um mínimo de 4 de acordo com a Técnica All On Four. A estética quando bem feita, fica maravilhosa e fica praticamente impossível dizer que os dentes não são naturais. Gostou e está precisando deste tratamento? Nos procure e teremos a satisfação de conversar mais a respeito.

Descubra como funciona um implante sem dor

Os implantes são realizados para substituir a raiz dos dentes que foram perdidos, seja devido a cáries, traumas ou doenças periodontais. O implante, que é um pino metálico, é inserido no osso mandibular ou maxilar, e sobre ele é colocado a prótese, fixada com cimento ou parafuso, que substitui a parte do dente que fica fora da gengiva, denominada coroa.

Muita gente se preocupa com essa cirurgia e tem medo da dor e do incômodo que ela provoca, mas nos últimos anos, o implante sem dor se tornou uma realidade no Brasil. A cirurgia é bem mais simples, mais rápida e menos traumática do que a tradicional. Veja aqui quais as vantagens que essa tecnologia traz para você:

O implante é realmente sem dor?

Vários nomes já foram dados a essa técnica, como “implante sem dor”, “implante sem cortes” e “implante sem pontos”, mas o que realmente o define, tecnicamente, é “implante guiado”. A dor e o corte realizado na gengiva são bem menores do que com o método tradicional, mas ainda estão presentes, já que é necessário atingir o osso para a colocação do implante. O termo “implante guiado” define bem a cirurgia porque ela é planejada previamente, criando um guia cirúrgico de todas as etapas a serem feitas.

Por que a técnica é menos invasiva?

Porque toda a cirurgia é guiada a partir de uma tomografia tridimensional da sua arcada dentária, que você realiza antes de começar o tratamento. Dessa forma, com a tomografia e um programa de computador, o cirurgião já sabe exatamente onde colocar o implante, em qual posição ele deve ser inserido, e consegue até avaliar o design mais adequado das peças para a sua arcada, sendo necessário uma incisão bem menor na gengiva.

A cirurgia tradicional utiliza um corte grande, que dá ao cirurgião um campo de trabalho maior, mas que acarreta em mais tempo de recuperação do paciente e maiores riscos de complicações.

Agende a sua avaliação
Nós ligamos para você!


    ou
    AGENDAR VIA WHATSAPP